«

»

Jun 10

Leonardo Diogo no Campeonato do Mundo de Ultra Skyrunning

A corrida técnica em ambiente de montanha tem madeirenses ao mais alto nível, Leonardo Diogo irá participar no Campeonato do Mundo de Ultra Skyrunning, e Gonçalo Silva no KM Vertical, provas que irão decorrer em Chamonix-França, a 27 de junho de 2014.

Foto de Clube Aventura da Madeira.

O atleta do Clube Aventura da Madeira, Leonardo Diogo, participou na primeira prova do Circuito Mundial 2014, a TRANSVULCANIA, que decorreu na ilha de La Palma, no passado dia 10 de maio, com um percurso de 73,3km e um desnível acumulado positivo e negativo de 8.525 metros, tendo obtido o 25.º lugar entre os 1800 participantes, dos quais, 1459 terminaram a prova. No seu escalão de idade o M45 Veteranos, Leonardo subiu ao pódio com um excelente 2.º lugar, numa das provas com uma das melhores listas de inscritos do Circuito Mundial, onde se destacam as presenças de corredores como Kilian Jounet, Luís Alberto Alzaga vencedor absoluto e Ana Frost vencedora da competição feminina.

A prova na ilha de La Palma teve início junto ao mar pelas 6h da madrugada, com muito frio e vento na parte inicial e com sol escaldante na parte final, condições que os atletas enfrentaram os desníveis acentuados, como na subida inicial dos 0m aos 1931m de altitude, e a descida final com mais de 1000 metros, por trilhos sinuosos e com piso irregular.Todos os obstáculos foram ultrapassados por Leonardo Diogo em 8:13:44.

Não tendo possibilidade de participar em todas as provas do circuito Mundial 2013, somente em três, a Transgancanaria (Espanha), Ultralavaredo (Itália) e Ultra Trail Cavalls Del Vent (Espanha), o atleta madeirense foi o único português a figurar no Top100 do Ultra Skyrunning do Ranking Mundial da International Skyrunning Federation (ISF), na 76.ª posição. Este lugar, entre os 100 primeiros valeu a convocação para seleção de Portugal de Skyrunning que irá competir no final de junho, em Chamonix, no Campeonato do Mundo da especialidade, que terá uma prova com 80km de extensão e 6000m de desnível acumulado. No âmbito dos campeonatos do mundo organizados pela ISF, outro madeirense que reside em Chamonix, Gonçalo Silva, que representa o Clube Aventura da Madeira, está inscrito no KM Vertical, uma corrida com 1km de desnível positivo em 3,8km de extensão, constituindo até ao momento, a representação portuguesa nesta especialidade.

De referir que a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal associou-se este ano à International Skyrunning Federation, sendo o primeiro ano que tem uma representação nacional nos campeonatos do mundo de Skyrunning e apresentará o Campeonato Nacional da modalidade com a Ultra Skymarathon® Madeira , uma organização do Clube Aventura da Madeira, que se realizará em Santana, nos dias 6 e 7 de setembro.

Foto de Clube Aventura da Madeira.