Pedro Alves na 6.ª Edição do Gran Trail Valdigne

No dia 9 de Julho de 2011, realizou-se a sexta edição do Gran Trail Valdigne, prova que tem a curiosidade de ser organizada pela mesma equipa, do Tor Des Geants. À partida os atletas tinham pela frente 100 kms e 5300 metros de desnível positivo e um percurso muito técnico e exigente.

Pelas 8:00 deu-se a partida, tendo Pedro Alves adoptado desde inicio uma postura moderada que lhe permitisse concluir a prova, tendo aumentado a velocidade na subida até ao posto de controlo de Fetita, e depois na descida até Planaval, o que lhe valeu subir várias posições na geral.

Até meio da prova houve tempo para mais uma subida até os 2600 metros de altitude no Col de Licony e uma posterior descida até Courmayour, com um desnível negativo aproximado de 1500 metros. Neste último posto de controlo, Pedro fez um abastecimento maior, com direito a um prato de “pasta com salsa” para dar força para o resto da prova.

A partir deste ponto a prova caracterizou-se por mais três passagens acima dos 2500mts, tendo o tempo se agravado com o cair da noite, o que dificultou a fase final.

A última parte do percurso tinha características muito técnicas, com passagens difíceis, em alguns locais muito semelhantes a vias ferrata, que a chuva tornou ainda mais perigosas levando a uma diminuição de ritmo. A descida final foi feita em ritmo de corrida para terminar a prova com um tempo de 18:40:21, 70º Geral e 4º Sen 1.