Tor des Géants – endurance trail

No próximo domingo pelas 10 horas, Gonçalo Silva e Pedro Alves irão estar novamente juntos na partida daquela que será sem dúvida o desafio mais duro que se propuseram a fazer até ao momento. Os atletas do Clube Aventura da Madeira, irão participar na primeira edição do Tor des Géants, um endurance trail que irá dar a volta completa ao Vale de Aosta em Itália ao pé dos picos mais altos da Europa.


Com partida e meta na vila de Courmayeur, apenas 355 atletas estarão à partida deste duro desafio, que terão que completar um circuito de 330km’s com 24 000 metros de desnível acumulado numa variação de altitude entre os 300 e os 3300 metros de altitude. Apesar de estar montada numa logística de 7 sectores,  a prova tem como tempo limite máximo 150 horas, ou seja 6 dias consecutivos de esforço obrigando aos atletas um gestão cuidada de ritmo e esforço, com as poucas horas de dormida. Com início neste domingo ás 10 horas, os atletas terão então até as 16 horas do sábado seguinte para terminar a prova.

Col Finestra

O percurso terá partes muito técnicas, com passagens perigosas num verdadeiro meio alpino em trilhos rochosos expostos e com inclinações muito acentuadas, que irão condicionar e muito o ritmo, sendo que a marcha lenta será o único ritmo possível em algumas partes. A tecnicidade do terreno não irá ser a única dificuldade dos atletas, pois as condições meteorológicas não serão as mais favoráveis, esperando-se chuva nas altitudes mais baixas e mesmo neve nas mais altas, que é habitual nesta altura do ano naquela zona dos Alpes. A organização obriga o uso de equipamento adequado ao possível mau tempo de montanha, e recomenda fortemente que os atletas levem consigo o road-book disponibilizado pela organização na inscrição, bem como um GPS com o percurso da prova, pois a sinalização será mínima e com a neve poderá não estar visível.

Passagem do Col Loson (3296m) ao km 42

GONÇALO SILVA (dorsal 278) : “A motivação é enorme, apesar de algumas preocupações, relativamente ás condições meteorológicas bem com à gestão da prova, pois com a experiência no trail de Marrocos, o acordar para o segundo dia e partir para a segunda etapa foi muito doloroso.. o que nos faz tentar imaginar ao fim do quinto dia como irá ser!! Inicialmente pensamos em 80 km’s diários com repouso entre a meia-noite e as 5 da manhã, possibilitando chegar no sábado de manhã… mas também já pensamos fazer 140 km’s non stop, dormir bem e partir para mais 50 km’s a um ritmo lento, dormir novamente muito bem e então tentar os últimos 140 km’s sem parar!! Enfim, vamos ver como corre os km’s iniciais, os sinais do corpo e estar atento sempre ás previsões meteorológicas… e tentar chegar novamente a Courmayeur, independentemente do tempo e classificação, que é esse o nosso objectivo. Vai correr tudo bem… ”

PEDRO ALVES (dorsal 277) : ” A nossa experiência vai apenas a metade da distância pelo ultra trail do Monte Branco, por isso, os 330 km assustam um pouco (para não dizer muito) visto exigir uma gestão de esforço bem diferente, bem mais cuidada! Para além dos habituais problemas musculares e articulares que surgem, teremos que ter em atenção aos possíveis problemas gastricos que possam surgir e limitar e muito o nosso rendimento, visto que serão muitos dias com uma alimentação muito agressiva ao estômago. O objectivo é apenas terminar, tanto eu como o Gonçalo fizemos uma preparação cuidada que juntamente com a nossa relativa experiência, pensamos estar à altura do desafio e confiantes em conseguir mais uma vez o desejado título de Finisher… ”

A prova pode ser seguida online através do site da prova, contudo o Clube Aventura da Madeira tentará todos os dias recolher algumas impressões dos nossos atletas e publicar aqui no blog.

VÍDEO DA PROVA

SITE DA PROVA

ACOMPANHAMENTO ONLINE DOS ATLETAS