«

»

Out 03

SANTA CRUZ Madeira Trail Series – Tiago Silva e Susana Lourenço vencem nas serras de Santa Cruz

Mais de quatro centenas de entusiastas do Trail Running concluíram a sua prova, percorrendo caminhos, veredas e áreas florestais do concelho de Santa Cruz

A Freguesia de Santo António da Serra recebeu a primeira prova do Madeira Trail Series, que partilhou alguns recantos naturais do concelho de Santa Cruz. A levada da Serra e toda a vegetação envolvente, áreas de urzais e zonas florestais no Chão das Aboboreiras foram alguns atrativos ao longo do percurso que alternava entre zonas de corrida fácil e algumas passagens técnicas.

IMG_0238

Duas distâncias estiveram em disputa, a prova principal com 23km de Trail Running com 900 metros de desnível positivo acumulado e o Trail Curto com 11km de extensão e 200m D+.

A organização estabeleceu o centro do evento junto a igreja de Santo António da Serra, e foi num ambiente de festa que o público presente foi recebendo a chegada dos participantes, o primeiro dos quais Tiago Silva (ADRAP) que vai somando vitórias nas provas de Trail Running que tem participado. Susana Lourenço (Clube de Montanha do Funchal) venceu a geral feminina, confirmando a evolução dos seus resultados neste tipo de provas.

DSC07323DSC07558

 

A prova de 11km teve a partida na zona do Chão das Aboboreiras e seguiu a parte final do percurso principal, tendo como vencedor Emanuel Freitas (Porto da Cruz Trail Team) nos masculinos e Sara Rodrigues (ACD Jardim da Serra), a mais rápida entre as participantes femininas em prova.

DSC07307

Apesar de algum vento e chuviscos pontuais na parte inicial das provas, o sol brindou os participantes no final do evento, com a cerimónia de entrega de prémios a fechar mais uma jornada de Trail Running na Madeira em beleza, com as diversas entidades envolvidas presentes na distinção aos primeiros classificados de ambas as provas.

IMG_0078

DSC07394

Destaque para as condições proporcionadas pela Câmara Municipal de Santa Cruz no apoio à logística do evento e pelo apoio da Paroquia de Santo António da Serra para instalar e receber o centro do evento e chegadas na área envolvente à igreja, proporcionando um espaço muito bonito partilhado no apoio ao desporto.

A organização mobilizou uma logística importante no apoio aos participantes, e reuniu 70 colaboradores que garantiram o secretariado e logística geral do centro do evento, a vigilância de atravessamentos e mudanças de direção, abastecimentos, cobertura de imagem, cronometragem, marcação e verificação do percurso, e garantiu ainda o apoio de primeiros socorros e ambulância na Chegada, e uma equipa de primeiros socorros  móvel em viatura todo-o-terreno, e ainda o policiamento de momentos e passagens mais sensíveis para a segurança dos participantes.

Cumpriu-se assim mais uma prova do calendário CTRM2015, anunciado em  dezembro do ano passado, e no caso particular desta prova, integrando o projeto do Diário de Notícias, Madeira Trail Series.

O concelho de Santa Cruz ganhou assim mais um itinerário para a corrida em montanha, num cenário natural diverso e com amplas paisagens sobre a parte oriental da Ilha da Madeira.

 

Primeiros Classificados à geral

Prova 23km 900m D+
Class. Atleta Clube Tempo
1.º Tiago Silva ADRAP 1:38:24
2.º Bruno  Moniz ADRAP 1:42:41
3.º Jorge Pimenta AD Galomar 1:53:45
Class. Atleta Clube Tempo
1.ª Susana Lourenço CMoF 2:23:09
2.ª Lulia Fuiorea MTR-MFC 2:38:49
3.ª Cristina Martins ACDJS 2:42:43
Prova 11km 200m D+
Class. Atleta Clube Tempo
1.º Emanuel Freitas PCTT 0:43:45
2.º Márcio Coelho IND 0:45:38
3.º Daniel Ferreira ACDJS 0:46:20
Class. Atleta Clube Tempo
1.ª Sara Rodrigues ACDJS 0:56:57
2.ª Lisandra Tavares PCTT 0:57:46
3.ª Carla Freitas IND 0:59:16

 

TODOS OS RESULTADOS